terça-feira, 14 de maio de 2013

2.º ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ de 24 a 26 de Maio em Vila Nova de Foz Côa

É já nos dias 24, 25 e 26 de Maio que Vila Nova de Foz Côa acolhe a 2.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’, um evento que vai decorrer no ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras. O ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ pretende projectar e promover a sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios, capitalizando para o aumento da notoriedade de ambos: território e vinhos.



Para além da feira e exposição de vinhos e sabores do Douro Superior, aberto ao público em geral, o programa contempla ainda um Colóquio profissional sob o tema: “A vinha e o vinho e o mercado: desafio para o Douro Superior” que permitirá uma reflexão alargada sobre as potencialidades do vinho da sub-região.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa é a entidade organizadora do Festival, que reúne produtores deste concelho, mas também de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo, São João da Pesqueira e Mêda. A produção e direcção deste certame, que este ano conta com o apoio do IVDP, está a cargo da Revista de Vinhos.

“O facto de estarmos a caminho de um segundo ano de Festival e de contarmos com o apoio do IVDP vem afirmar o sucesso da primeira edição e a importância de um evento desta natureza para o Douro Superior, seus vinhos e produtos autóctones e típicos da região. É também uma forma de prosseguirmos o objectivo de afirmar a cidade de Vila Nova de Foz Côa como a capital do Douro Superior”, afirma Gustavo Duarte, presidente da Câmara Fozcoense.

“Nesta edição, houve um aumento de cerca de 25% no que toca ao número de produtores presentes, mas também nos vinhos submetidos a concurso – 131 face a 98 na 1.ª edição. Estamos convictos de que a adesão das pessoas também vai ultrapassar os números da primeira edição, tendo o Festival sido visitado por 6.000 pessoas.”, declara João Geirinhas, da Revista de Vinhos (entidade que produz o evento) e Director do Festival.

Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP, explica que "o envolvimento institucional no 2.º ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ se enquadra na estratégia de apoiar o desenvolvimento da Região Demarcada do Douro em toda a sua extensão, desde os vinhos até ao território". Para Manuel Cabral, "o desenvolvimento do território deve ser feito de forma transversal, nomeadamente na Região Demarcada do Douro, onde a conjugação certa do vinho, da  gastronomia, da cultura e do turismo representam, hoje, um potencial económico de primeira-valia. E esta iniciativa enquadra-se na linha que o IVDP tem vindo a imprimir no trabalho diário que desenvolve".

Um Festival, vários acontecimentos em Vila Nova de Foz Côa

À feira (exposição e prova) de vinhos e sabores da região – onde se vai poder degustar e comprar vinhos, azeites, amêndoas, doces, queijos e enchidos a preços especiais – juntam-se a segunda edição do ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’; o colóquio para profissionais; provas de vinhos e azeite do Douro Superior comentadas por especialistas; e visitas a quintas produtoras de vinho. Integrado também no programa do festival, está agendada uma ação de formação do IVDP para promover o serviço de vinho do Porto – “Saber servir; vender melhor” – destinada a profissionais do canal horeca e agentes turísticos.

O 2.º ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ tem entrada gratuita. À disposição dos visitantes, para que possam provar os vinhos em exposição, a organização disponibiliza um copo no valor de € 2,00.

Sem comentários:

Enviar um comentário