quinta-feira, 18 de abril de 2013

Wine Spectator coloca ‘Quinta dos Aciprestes tinto 2009’ no 1.º lugar de uma selecção de vinhos do Douro


No seu artigo da edição de Abril da Wine Spectactor, Kim Marcus – editor e responsável pela prova dos vinhos portugueses – deu particular destaque aos lançamentos da Real Companhia Velha referindo que se está a assistir a um renascer de qualidade. O crítico utilizou os seguintes descritores para o ‘Quinta dos Aciprestes tinto 2009’: “Mocha and baker's chocolate are the dominant flavors in this muscular red, which offers focused accents of hot stone, with Bourbon vanilla notes, that have a creamy allure. The plush finish is long and rich.”, sugerindo que é um vinho que pode ser bebido agora ou até 2018.


O ‘Quinta dos Aciprestes tinto 2009’ é um vinho jovem, brilhante e com uma cor rubi profundo. No olfacto apresenta notas florais que se combinam com notas de frutos pretos bem maduros; uma leve nuance de baunilha evidência o seu estágio em madeira sem no entanto ofuscar a sua tipicidade. O palato é muito equilibrado, cheio de sabores a frutos maduros, típicos do “terroir” que lhe dá corpo. Redondo na boca, a sua estrutura harmoniosa e equilibrada revela-se simultaneamente intensa, poderosa e elegante.

A conceituada revista norte-americana destaca a qualidade dos vinhos tintos do Douro, considerando mesmo que esta é a região mais promissora do País, dando origem a tintos ricos e encorpados, maioritariamente desenhados com a mistura das principais castas da região: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz

Sem comentários:

Enviar um comentário