quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Aveleda cria prémio ‘vinho branco & saúde’


Com o objetivo de incentivar as pesquisas e alicerçar o conhecimento no âmbito da ligação entre o vinho e a saúde, a Aveleda criou um Prémio de Investigação, cuja primeira edição arranca em setembro.


O prémio Aveleda ‘Vinho Branco & Saúde’ será entregue ao projeto, cujo contributo seja o mais relevante para o conhecimento entre o consumo moderado de vinho branco e os seus efeitos benéficos para a saúde. O júri que avaliará os trabalhos apresentados será composto por Tim Hogg (Universidade Católica), Nuno Borges (FCNA – Universidade do Porto), Isabel Braga da Cruz (PortugalFoods) e Martim Guedes (Aveleda).

Poderão participar nesta iniciativa alunos universitários, de forma individual ou em equipa, institutos de investigação e outras entidades que tenham interesse pelo tema. O prémio atribuído será uma bolsa de investigação no valor de 4.000€, sendo aceites estudos Epidemiológicos ou Mecanísticos.

O consumo moderado de vinho, nomeadamente de vinho tinto, tem sido apontado nas últimas décadas, por vários estudos, como sendo potencialmente benéfico para a saúde. Contudo, investigações mais recentes, como as de Vinson e Hontz (1995) e Xanthopolou et al (2010), concedem um especial enfoque ao vinho branco, ao qual é atribuído um potencial idêntico ou mesmo superior ao dos vinhos tintos, no que a efeitos benéficos para a saúde diz respeito, nomeadamente no seu efeito antioxidante.

Os projetos poderão ser apresentados até dia 31 de Março de 2013. Para mais informações, o regulamento em www.aveledaportugal.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário